terça-feira, 24 de agosto de 2010

A MODA PERDE GABRIELLA PASCOLATO!

Gabriella Pascolato, empresária italiana e mãe de Costanza, morreu no último dia 21 de agosto em São Paulo aos 93 anos de idade, mas as informações só foram divulgadas no fim da tarde de hoje. O enterro aconteceu no domingo e a missa de sétimo dia será realizada na sexta-feira, 27 de agosto, na Igreja Nossa Senhora do Sion no bairro onde morava, Higienópolis. Segundo a assessoria de sua empresa de tecelagem, a Santaconstancia, Gabriella estava internada há vinte dias.


Importante figura da história da moda brasileira, Gabriella Pascolato junto de seu marido, o advogado Michele Pascolato (falecido em 1986) fundou uma das tecelagens nacionais mais importantes do país. A ideia surgiu em 1947 quando Dior inventou o New Look e Gabriella ficou sabendo que um dos vestidos precisou de 40 metros de tecido para ser confeccionado. Daí então, ela concluiu de que no Brasil as mulheres não poderiam se vestir daquele jeito já que só havia tecido de algodão por aqui. Santaconstancia começou a fazer grande sucesso, que em 1954 a ocasião do suicídio do presidente Getúlio Vargas, a cadeira na qual ele foi encontrado morto, no Palácio do Catete, era da tecelagem da família Pascolato.

Nascida em Tortuna na Itália, ela desembarcou primeiramente no Rio de Janeiro fugindo da Segunda Guerra Mundial para em fevereiro de 1946 residir definitivamente na cidade de São Paulo com seus dois filhos Costanza e Alessandro. Chegou a conhecer a família de Mussolini, Coco Chanel, Emilio Pucci e foi muito amiga dos Matarazzo.

Cliente de Salvatore Ferragamo desde os 17 anos, Gabriella chegou a ser a representante oficial na América do Sul dos sapatos da grife italiana. Mas, em 1946 quando o então presidente Dutra baixou uma medida que controlava a importação dos produtos de luxo, o negócio tornou-se inviável.

Embora já havia alguns anos em que Gabriella não frequentava as semanas de moda mundiais, em 2003 a marca Zapping levou à passarela dez senhores e senhoras com mais de 60 anos e no fim do desfile, Renato Kherlakian, proprietário da marca, entrou com Gabriella. Os dois pararam em frente ao pit dos fotógrafos e no painel ao fundo era lido “God Save the Queen of Fashion” enquanto Kherlakian reverenciava Gabriella.



Nenhum comentário:

Postar um comentário