domingo, 24 de outubro de 2010

The North Face abre em Curitiba


Conhecida em todo o mundo por ser líder e ter os melhores produtos voltados para praticantes de esportes outdoor, a The North Face inaugura sua primeira loja em Curitiba, dia 26 de outubro no ParkShopping Barigui.

A marca segue as tendências internacionais da matriz norte-americana, e maioria dos materiais utilizados nas lojas da marca são certificados e recicláveis.

Influência do grafite na moda





O grafite surgiu na década de 70 dentro da cultura Hip-Hop através de desenhos feitos em murais para os palcos dos DJs, além de pôsteres e panfletos para anunciar os eventos do Hip –Hop. Foi muito utilizado para a reprodução de mensagens em metrôs e para demarcar território de gangues. Com o tempo essas demarcações se tornaram uma forma de expressão artística e o grafite passou a ser visto com arte e não mais comum ato de marginalização.

E o que faz da street art tão atual? O grafite normalmente se mistura à sujeira da rua, a seus objetos constantes, e se integra formando uma mensagem. É a arte feita por quem frequenta o espaço urbano, e se mistura a ele. Os pioneiros são artistas que, inicialmente não tinham acesso a telas e tintas, e assim tomaram parte da cidade como um quadro de suas próprias idéias. Estamos em um momento "do it yourself", e nada tão verdadeiro como expressar um manifesto para que todos o vejam. Afinal, a cidade é de todos, e dessa vertente vem à arte de rua.

“Nossa arte esta evoluindo, esta se manifestando e cada vez mais contaminando as pessoas, estamos apenas mostrando e manifestando as coisas que vem do coração, que o mundo não precisa mais de discriminação, impunidade , racismo ou qualquer outra forma de não respeitar a opinião de todos, estamos nos expressando… Você precisa sentir nossa arte para entender…” (Retirado da Comunidade “Graffiti : Arte e Atitude)"

Assim como o grafite hoje a moda surge nas ruas, é nelas que alguns personagens funcionam como lançadores de tendências e modismo. Hoje as tendências nascem com as pessoas e são nelas que os estilistas buscam inspiração. O reflexo do dia-a-dia é o que influencia homens e mulheres na hora de escolher o que vestir.

O grafite como manifestação artística de rua foi incorporado na moda a partir do movimento hip-hop que caracteriza o segmento streetwear, mas ele não se restringe somente a este segmento, muitos estilistas fazem uso do grafite em suas coleções como símbolo de rebeldia e considerada descontração. O grafite embora tenha sido muito trabalhado na moda continua sendo uma grande fonte de inspiração, pois mostra de forma irreverente as características e realidade da população urbana.

O diferencial da moda esta no valor agregado a roupa, neste caso o uso do grafite na estamparia e aplicações faz com q o produto de moda tenha um valor diferenciado e exclusivo.

O grafite hoje além de estar estampado na moda, também se encontra nos museus e galerias. Com isso nos perguntamos se esta manifestação artística deixa de ser uma arte urbana ao ser agregada a moda e a esses espaços.

Concluímos que ao ser exposto em museus e galerias, o grafite deixa de ser grafite e passa a ser arte conceitual, arte contemporânea. Muda porque o grafite tem a característica única de ser a arte feita na rua e apenas lá.

Mas quando é usado em estampadas de camisetas acreditamos que o grafite não perde a sua essência, pois continua na rua. A moda transita pelas ruas e assim faz com que o grafite continue nela.